"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

sexta-feira, 10 de julho de 2009

URBS, fins do século XX

desenho de Fênix: Chaplin
Somos assim desse jeito Porque temos MEDO. MEDO de estender as MÃOS, MÃOS que desconfiadas Se retraem desdenhosas Quando da evidência do contato. Passos largos denunciam a nossa PRESSA. PRESSA em viver a SEMANA, SEMANA que nos mata em doses lentas... Trajetos longos; Trens sucateados; Ônibus lotados; Metrôs ... ROTINAS... ROTINAS comercializadas Que reforçam a aceitação do stresse... As placas dos automóveis sugestivas, distraem: Cubatão (SP); Santos Dumont (MG); Curitiba (Pr)... Intoxicados pela fumaça, Bombardeados pelos out-doors, Somos assim, desse jeito, Porque o asfalto MOVEDIÇO, MOVEDIÇO dá conta de nosso PARADEIRO - PARADEIRO sigiloso -, No seio do anonimato urbano. Dimensões comercializadas... Horizontal; vertical; virtual? Meu espaço será o do aço? Será material? E somos assim, desse jeito, MARAVILHADOS... MARAVILHADOS mais com os meios Do que com as MENSAGENS... MENSAGENS reduzidas, Escassas como a fala em nossas vidas. E, domesticados pelo que não temos, QUEREMOS! QUEREMOS porque tudo nos seduz a outro CRER. CRER que ter é poder... A poética não é mais tão inocente: Corrompemos as letras e as artes Em prol da produção... E ai, somos assim, seres ALUCINADOS, ALUCINADOS entre preços humanos e de MERCADORIAS, MERCADORIAS que garantem(?) humanos seguros... Somos o REAL de uma história a conceituar: Contemporânea... Moderna... Pôs Moderna... Somos de fato, aqueles que, depois de tudo, não terão nada, ou quase nada, a contar... (SP, 1995) *************************************** " Quando abandonamos o jardim são as ervas daninhas que se reproduzem minando o desenvolvimento das flores: quem sabe, sabe, quem não sabe, desqualifica... Resolva... Essa é a oportunidade dos vivos... Você vai assumir o seu lugar fazendo do seu trabalho a sua maior defesa ou, você vai ficar por aqui, deixando que outros ocupem mal, o espaço que é por excelência seu?" ( O retrato )

3 comentários:

Ricardo H. Brunetto disse...

Obrigado pelos elogios. Seu blog também é fantastico repleto de informações artísticas. Que bom que há pelo menos um blog que comente esse assunto.
Parabéns! Vamos divulgar seu blog!

Engenholiterarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Engenholiterarte disse...

Amiguinho DinoBlog ( habitante do Jurassic Park): obrigada! Vou publicar o texto base - aquele que explica parte dos sentidos do blog, depois farei algo para vocês. Estou pensando em falar a respeito dos dragões, que tal? Eu falo da lenda e vcs falam dos restos arqueológicos fossilizados que, talvez, tenham propiciado as lendas... Eu sou imaginação... Vocês são Ciência... Vai ser legal... Certo???

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo