"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

domingo, 20 de maio de 2018

Orfeu e Eurídice e a crônica do amor e do inferno

 Parte 1 (Originalmente publicado no Facebook, em março/abril/maio de 2018)

Carl Gustav Jung*

Shakespeare e tantos outros autores e poetas já foram seduzidos pela força reflexiva e atemporal que nos remete a mitologia grega. Grandes obras nasceram inspiradas nelas e, a psicologia e a psicanálise, além de outras, fartam-se da sua vasta fonte linguística / interpretativa. Orfeu, o belo jovem e sua inebriante Lira que encantou entre outros, o barqueiro Caronte, o cão Cérbero e até Hades, de volta de sua epopeia com os heróis - em busca do Velocino de Ouro -, encontrou, finalmente, a sua amada, Euridice. Casou-se. Contudo, ela vítima de uma perseguição acabou morta em sua fuga, picada por uma serpente.
Orfeu inconformado, tomado pela melancolia, ganhou a comoção de um a um e também dos deuses, só bastava tocar e cantar a sua tristeza. Hades e Persefone, lhe permitiram levar Euridice do inferno com uma condição: a de que não sucumbisse ao desejo de olhar para trás enquanto não saíssem à luz do Sol...

Entretanto, por que teria Orfeu olhado para trás?
CONTINUA...
(Acharam que seria fácil assim? )
Kkkkk...
Fenix Fênix Cruz


Orfeu e Eurídice e a crônica do amor e do inferno ( parte 2)


"A minha verdade é te fazer compreender a própria verdade."
Fenix (A pena mágica)


A voz e a lira do encantamento. ..


Diz o mito que Orfeu era dotado de beleza e de talento. Que ajudou a vencer batalhas seduzindo com a sua música os brutos e os inimigos. Na verdade, seu encanto e influência nada mais eram do que as suas grandes armas de atuação sobre as pessoas e sobre o mundo. Assim, conquista afetos com a sua melodia e os manipula a fim de atingir o fim desejado, desde o inicio de sua jornada até chegar à Eurídice, no plano inferior. Domina o inconsciente dos Outros ganhando confiança em Si, demasiada. Isto é, acredita que pode tudo e que sempre terá nas mãos o que desejar, a partir da sedução/talento/arma. Neste contexto, outras perguntas emergem para dificultar a análise e ficará a cargo de cada um respondê-las:
1 - em relação ao olhar para trás, Orfeu tinha confiança exagerada em si e a vontade de testar o seu domínio sobre os deuses, sendo ele um semideus ?
2 - Ou medo de Eurídice e a necessidade inconsciente de auto preservação, o faz perdê-la?
E eu te convido a descer comigo para o Inferno...Você topa? Dê-me as mãos...
Continua...

 
******


Orfeu e Eurídice e a crônica do amor e do inferno ( parte 3 )


Sedução/talento/arma - Eurídice e o arrebatamento como o olhar do arrebatado.

"Até que você torne o inconsciente em consciente, aquele irá direcionar a sua vida e você irá chamá-lo de destino".

Carl Gustav Jung

Eurídice foge de seu perseguidor apavorada. Atravessa a floresta e a serpente a mata. A floresta é o "Eu" desconhecido, o seu subconsciente, o seu submundo interior. A serpente, o conhecimento súbito de sua própria existência: de sua face. É por meio do Outro que se opõe a seu Orfeu, que Eurídice torna-se visível para si. Esse Outro, diferente de Orfeu, esse Outro que sem face
( sedução/talento/arma) a enxerga por si, como é, por seu próprios talentos. Assim, a serpente a mata para o passado dominado pela influência - em sua totalidade - de seu sedutor Orfeu. O arrebatamento, isto é, a sedução/talento/arma se revela na contraposição das três faces. Ela se descobre, descobre o Outro e morre para a sua antiga existência. É o abalo mais severo nas relações: a beira da morte, ela faz uma viagem dolorosa numa reflexão acerca do propósito de sua vida e dos caminhos percorridos, até então, por ela: sombra ou luz? Os dois? O que foi e o que é até então? um "Ser" ou um "Não Ser" voltado para o "Ser"?
Respire fundo e muito lentamente, agora. Sinta a descida. .. será a queda?
Diga-me: o que você é até agora?
Fenix Fênix Cruz
Continua...

 Notas ao fim dos textos
 
**********************


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo