"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Leituras recomendas



A autora relata de forma bem-humorada as aventuras e desventuras dos Kami Izanage e Izaname - equivalentes aos nossos Adão e Eva -, venerados juntamente com diversos outros posteriores, no Xintoísmo (de "Shinto" = Caminho dos deuses= origem chinesa). É uma leitura agradável, de fácil entendimento e que nos faz rir muito em várias passagens.

Conseguimos encontrá-lo na Livraria Cultura - Av. Paulista.



O filósofo Herrigel( 1884-1955) descreve as suas experiências, vivencias e dificuldades à época que lecionou no Japão e buscou compreender a alma das artes nessa cultura (muito influenciadas pelo Zen-budismo). Especificamente por meio da arte do tiro com o arco, ele nos faz compreender com maestria como nós, do ocidente, observamos o mundo e as coisas de forma radicalmente diferentes, sem a flexibilidade e o alcance necessários para uma vida mais plena consigo, com a natureza, com os outros. Para ele, um homem das Ciências,  foi uma lição edificante e inesquecível. É uma obra que recomendamos com muito carinho:  nos dá um nó e emociona... contudo, deve ser lida afastando-se os preconceitos.


Adquirimos na Livraria Nobel - shopping Tatuapé



O autor praticante dessa vertente ( xintoísmo Yamakage) descreve os rituais e a essência do que deveria ser mas que, conforme a sua opinião, não é mais o atual Xintoísmo. Em relação ao conhecimento, no geral, permite que tenhamos uma visão geral dos princípios que norteiam a sua prática como religião/ filosofia religiosa.



Onde comprar: Livraria do Círculo  - Centro de SP/SP.


O autor é antropólogo e foi dentro deste ponto de vista que abordou o tema. Trata de questões míticas, políticas associadas, históricas - como o avanço das religiões estrangeiras e suas transformações no xintoísmo -, enfim, é muito esclarecedor no que tange à influência dessa religião/filosofia na vida do povo japonês. A mesma coleção tem o título "conhecendo o Budismo".



Livraria Nobel - Shopping Tatuapé



Compreender a origem da língua falada e escrita necessitou de outros estudos. Assim, nos servimos de dois livros muito bons. No primeiro é possível para os aprendizes da língua conseguirem o áudio com as devidas pronúncias na web. Ao precisarmos da editora, ela nos respondeu com clareza e rapidez, coisa rara entre muitas editoras. O segundo é simples e muito eficiente. Este já vem com o CD com arquivos em MP3.


Os dois livros foram adquiridos na Livraria Saraiva ( Pça. João Mendes - Centro SP/SP)



JaponesNaPratica.com Visitem o Dicionário de Kanji:









 O Link acima "Japonês na prática" oferece um dicionário. Quem quiser conferir, basta clicar no botão e tentar.

Finalmente, o Linux tem alguns programas que ajudam aos estudantes: 
Gjiten e Kana test. Existem outros, basta buscar na Central e ver qual se adapta melhor às necessidades.






3 comentários:

MOISÉS POETA disse...

Valeu pelas dicas.
um desses livros eu já li e tenho em minha estante( A arte cavalheiristica do arqueiro zen) e recomendo também .

Um abraço !

Muñoz Bautista disse...

Interestante blog, un saludo, M.B

Engenholiterarte disse...

Que lindos os seus trabalhos - estou completamente encantada! Procurei tanto um(a) escultor(a) para poder seguir e você me deu essa grande oportunidade! muito grata! Perdoe-me, deixei comentário no seu blogue, mas creio que por algum problema que desconheço (acontece com outros) não consegui que fosse postado, por isso transcrevi aqui. Adorei!!!

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo