
A autora relata de forma bem-humorada as aventuras e desventuras dos Kami Izanage e Izaname - equivalentes aos nossos Adão e Eva -, venerados juntamente com diversos outros posteriores, no Xintoísmo (de "Shinto" = Caminho dos deuses= origem chinesa). É uma leitura agradável, de fácil entendimento e que nos faz rir muito em várias passagens.

O filósofo Herrigel( 1884-1955) descreve as suas experiências, vivencias e dificuldades à época que lecionou no Japão e buscou compreender a alma das artes nessa cultura (muito influenciadas pelo Zen-budismo). Especificamente por meio da arte do tiro com o arco, ele nos faz compreender com maestria como nós, do ocidente, observamos o mundo e as coisas de forma radicalmente diferentes, sem a flexibilidade e o alcance necessários para uma vida mais plena consigo, com a natureza, com os outros. Para ele, um homem das Ciências, foi uma lição edificante e inesquecível. É uma obra que recomendamos com muito carinho: nos dá um nó e emociona... contudo, deve ser lida afastando-se os preconceitos.
Adquirimos na Livraria Nobel - shopping Tatuapé

O autor praticante dessa vertente ( xintoísmo Yamakage) descreve os rituais e a essência do que deveria ser mas que, conforme a sua opinião, não é mais o atual Xintoísmo. Em relação ao conhecimento, no geral, permite que tenhamos uma visão geral dos princípios que norteiam a sua prática como religião/ filosofia religiosa.
Onde comprar: Livraria do Círculo - Centro de SP/SP.
O autor é antropólogo e foi dentro deste ponto de vista que abordou o tema. Trata de questões míticas, políticas associadas, históricas - como o avanço das religiões estrangeiras e suas transformações no xintoísmo -, enfim, é muito esclarecedor no que tange à influência dessa religião/filosofia na vida do povo japonês. A mesma coleção tem o título "conhecendo o Budismo".
Livraria Nobel - Shopping Tatuapé
Compreender a origem da língua falada e escrita necessitou de outros estudos. Assim, nos servimos de dois livros muito bons. No primeiro é possível para os aprendizes da língua conseguirem o áudio com as devidas pronúncias na web. Ao precisarmos da editora, ela nos respondeu com clareza e rapidez, coisa rara entre muitas editoras. O segundo é simples e muito eficiente. Este já vem com o CD com arquivos em MP3.
Os dois livros foram adquiridos na Livraria Saraiva ( Pça. João Mendes - Centro SP/SP)


O Link acima "Japonês na prática" oferece um dicionário. Quem quiser conferir, basta clicar no botão e tentar.
Finalmente, o Linux tem alguns programas que ajudam aos estudantes:
Gjiten e Kana test. Existem outros, basta buscar na Central e ver qual se adapta melhor às necessidades.
3 comentários:
Valeu pelas dicas.
um desses livros eu já li e tenho em minha estante( A arte cavalheiristica do arqueiro zen) e recomendo também .
Um abraço !
Interestante blog, un saludo, M.B
Que lindos os seus trabalhos - estou completamente encantada! Procurei tanto um(a) escultor(a) para poder seguir e você me deu essa grande oportunidade! muito grata! Perdoe-me, deixei comentário no seu blogue, mas creio que por algum problema que desconheço (acontece com outros) não consegui que fosse postado, por isso transcrevi aqui. Adorei!!!
Postar um comentário