"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Rosa de Ouro.


"Encruzilhadas". Fênix - 2011.

 " O Caminho do óbvio é sempre um encontro com o erro" 
( "A Pena Mágica e o Portal das Fantasias"

 "Encruzilhadas II". Fênix - 2011.


O Engenholiterarte foi indicado pela educadora Malu, dos blogues: 


para responder a um difícil desafio...

Ela quer saber:

1 - Existe um livro que você leria várias vezes, sem se cansar?


 A Revolução dos Bichos - George Orwell

O livro trata dos caminhos distorcidos do poder ilimitado. É uma Fábula de 1945, que critica o Totalitarismo  e nos deixa um alerta sempre atual: o da dominação exercida em nome da liberdade, no caso da obra, ou em nome de qualquer outra causa aparentemente "justa", "santa" ou "inofensiva"...

2 - Se você tivesse que escolher apenas um livro para ler pelo resto de sua vida, qual escolheria?


   A História Sem Fim - Michael Ende
Narra a história de um garoto "fora dos padrões", perseguido na Escola, que acaba acidentalmente ( ) num Sebo e, logo, "morto" de tanta curiosidade, com um livro muito estranho nas mãos.
A terra Fantasia não poderia morrer... e Bastian - o seu guardião - não poderia, em Fantasia, viver...
São demais os perigos dessa vida” dividida: 
excepcionalmente inteligente e belo!



3 - Indique três livros preferidos.


A - A Bussola de Ouro; A faca Sutil; A Luneta Âmbar. 


A trilogia polêmica de F. Pullman. A saga de Lyra e Will em torno de seus ideais traçados na amizade e na palavra: no amor incondicional, enfim.



B - A Caverna de Cristal - Mary Stewart


Conta a lenda do nosso velho conhecido Mago Merlin, mas sua origem. Chama a atenção o quanto a inteligência e a perspicácia do jovem, podem ser verdadeiramente "mágicas"... é uma leitura deliciosa.


A escolha do último foi dolorosa porque tantos outros autores de muitas nacionalidades ficaram fora. Contudo, têm em igual dose o meu amor: cada um com seu encanto particular. Findo com João Cabral de Melo Neto, porque creio que é preciso sempre relembrar...


C - Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto


Relembrar permite que não deixemos reescrever com nova embalagem histórias  desagradáveis: 

" Todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais do que outros" ( p. 93 - A Revolução dos Bichos ).




Obrigada Malu pelo carinho e pela oportunidade 
de conhecermos melhor pessoas e obras.

Os blogues indicados não têm obrigação de aceitar o Desafio Literário, porém, temos que admitir que é uma ótima oportunidade de falar a respeito de algo  tão importante quanto a leitura e mais, de nossas preferencias pessoais que poderão, também, conquistar outros colegas.

A escolha teve por finalidade a diversidade de temas e pensamentos observados entre alguns blogueiros e que  podem influenciar nas suas opções literárias...

A regra é indicar 10 blogues, porém, indicarei 15, pois adorei o desafio e o que gosto compartilho:

 

 
 

 

 
 
 
 




12 comentários:

Sonhos De Deus disse...

Bom dia minha flor,adorei tuas indicações,creio que os livros deve ser muito bom,obrigado por ter me indicado também vou colocar no nosso cantinho ta,um lindo dia pr vc bjks!

Sonhos De Deus disse...

Querida amei esta musica que tu colocou no teu blog do paralamas muito tempo não ouvia lindaaa uma das minhas favoritas bom gosto muito bomm bjks!

Mara Santos disse...

Boa noite!
Gostei muito desta postagem...Achei bastante interessante.
Beijos e parabéns!
Com carinho,
Mara

Anônimo disse...

A revolução dos Bichos, foi um livro que tivemos que estudar muito quando estudava no colégio, foram feitos vários debates, eu li este livro muitas vezes, é genial e uma forma incrível de colocar grandes verdades sob vários ângulos destacando mais o político ou seja o poder, contem inúmeros aspectos sociais. Demais este post... quanto aos outros livros todos escolhidos a dedo, muito especiais. Fico feliz do meu blog estar aqui mencionado grato demais.

Thiago Castilho disse...

Obrigado, querida. Quede o ombro? rss
Um beijo do observador

Mariann disse...

You have an interesting blog. Thanks for the inspiration.
Best Regards
M

Luciene Rroques disse...

Ola querida!
Agradecida pelo seu comentário. Leio de tudo muito. Quando comecei meus hábitos literários, por volta dos cinco anos de idade, lia gibi e lista telefônica. Algumas Sabrinas de minha irmã, eu foleava também; mas os gibis foram a minha perdição. Depois deles, tornei-me um caso perdido, um leitor enfurecido; pela nova visão. Comecei a estudar aos sete anos de idade, só então aprendi ler. Com a leitura voltei aos gibis, que eu havia lido antes de aprender a ler; gostei mais ainda de lê-los pela segunda vez. Sai dos desenhos passei para as palavras. De lá para cá, está escrito! Eu preciso ler! Há uma frase que meus amados alunos eternos, sempre me lembram. Me pergutaram, quando eu ainda ministrava aulas, em que eu era viciada? Eu respondi: SOU VICIADA EM ESTUDAR, NECESSITO ANALISAR TUDO, preciso ler.
Não sou leitora mono.; sou poli, polilivros. Poliletras. Mas algo percebi em uma entrevista que dei a uma grande jornalista do RS, Mariana B. Ela me perguntou o nome de alguns livros que viessem em minha cabeça, dai respondi: A odisseia, Senhora; O Guarani,O Ateneu;O Alienista,Dom Casmuro, O Primo Basílio,Luciola, Papeis Avulsos, Antígona..... e outros; A jornalista concluiu que eu gostava muito do Machado de Assis, mas não posso confirmar tal "acusação"; pois escrever para mim e dom lapidado, e ler é uma arte sem precedentes. TUDO QUE ME FASCINA, TUDO QUE É VIDA, LEIO! Quanto aos BLOGS: Agradecida por me sitarem aqui; tem muita coisa boa pra se ler em muitos blogs, sigo inúmeros, e todos que me acompanham leio sempre. São pessoas fantásticas e bem especificas, o que as tornam fascinantes.
Se eu fosse ler um livro Várias vezes, seria alguma Odisseia proposta pelo Doutor Simão Bacamarte. Espero ter respondido com o meu breve jornal, rsrs, kkk; tenho de para com isso não é mesmo? Ser mais direta talvez.
Vou parando por aqui, agora é A Hora Da Etrela; meu São Bernardo! Se me atraso desse tanto, não escrevo Contos Novos; nem mesmo Os Melhores Contos. Tenho de pegar a barca,para ir embora; mesmo que seja, A Barca Do Inferno, que passa sobre Espumas Flutuantes que enterra o Fogo Morto, em um Campo Geral. Onde ocorre, a Morte E Vida Severina do meu tempo; quando me pego a responder mensagens.

Um grande abraço!

Rebeca Clemente disse...

Oieee brigadu por tudu,seu blog e lindu nao me abandone,viu,bjs
Regbequinha

Julliany kotona disse...

Oiii amei seu cantinho estou te seguindo e sempre estarei por aqui a te lêr e comentar bjoks.

Julliany kotona disse...

Saber que você existe
E que posso contar contigo
É o suficiente para saber que
Não estou sozinha.

Amizade é isso:
Doar-se sem reservas.
Amizade sem fronteiras é:
Sentirmos espontaneamente
Que o outro não é uma simples pessoa
Mas um ser muito especial
Que chamamos de amigo(a)
Não por chamar mas por de fato o ser
Quer seja no virtual ou no real
Sempre é bom o ter.

Te desejo um lindo fim de semana,com muita paz e amor.

Engenholiterarte disse...

Sonhos: eu é que agradeço! Também gosto muito dos Paralamas;
Mara: recebi da Malu o Desafio Literário e "gamei"( hahaha...) - agora, que tal você inventar um desafio musical? vou adorar ler as suas sugestões!
Nelson - você é uma pessoa sui-generis -, se aceitar, estarei no Universo para anotar o que nos sugerir;
Thiago - o ombro? É pra já ( aguarde a próxima postagem - rsrsrsss...)!
Miriann - I'm happy for the visit: thank you!
Lu Roques - que história de vida linda! Que pessoa maravilhosa que você é... estou feliz por poder tê-la juntinho de mim!
Rebequinha - você será a minha caçulinha!
Juuu - estarei aqui!Se quiser conversar bastante entre no orkut ( Fênix Cruz ) que lhe envio o meu e-mail
- isto serve para todos!!!

Beijos e muita luz, pois vocês são muito especiais para mim.

Leovi disse...

Para mi es un honor elegirme para este desafío y no tengo ningún inconveniente y hoy mismo responderé esas tres preguntas en el post que publicaré hoy 10 de abril. Muchas gracias por pensar en mí. Saludos.

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo