"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Leituras recomendadas VI



Traz diversos pequenos textos, escritos por vários mestres da filosofia oriental, Chan (Zen), da dinastia Song, na China dos séculos  X a XIII. Os ensinamentos neles contidos são simples e muito significativos, conduzem à uma reflexão indispensável nos dias atuais.

"Se,(...) a mente retém gostos e desgostos, e seus sentimentos se afundam em prejulgamentos, então mesmo se você tiver um espírito determinado como o dos antigos, temo que nunca verá o Caminho."

( A Vontade, fls 51)


Discute a noção histórico- linear  e a noção cíclica do Tempo, esquecida ou desprezada pelas culturas ocidentais, utilizando-se da perspectiva histórica / sociocultural da índia. Explica a origem do sistema de castas, sua degeneração e aponta para possíveis transformações.

" Na Índia, Gyan é a palavra usada para conhecimento espiritual e Vygian é a palavra que designa ciência. É dito que quando Gyan e Vygian convergirem, quando algo que atua no silêncio revelar algo à ciência, não estará longe o início de uma série de transformações que irão culminar numa nova era para o mundo." ( fls 123)

Particularmente, gostei bastante porque sempre acreditei que o invisível dá sustentação ao visível e, a última frase desse livro dá indicações de que não estou sozinha com tais pensamentos...

 "Tudo que é novo começa no invisível"



Como existem muitos ensinos budistas, o livro objetiva esclarecer a respeito da essência do budismo e especificamente, do budismo nitiren. Explica acerca das duas correntes do budismo , nascidas  ao norte e ao sul da Índia e das suas influências/desdobramentos sobre povos e outras religiões.

" Na índia antiga, a ciência e a filosofia desenvolveram-se simultaneamente."
( fls. 41

Essencial. Perfeito. Fácil. É a experiencia da Arte falando ao coração do homem moderno e guiando-o ao Caminho da harmonia consigo, com a Natureza, com a sociedade onde vive. É daqueles que hora ou outra estamos procurando para reler e se inspirar novamente.


" A transformação de um indivíduo, de uma equipe, de uma empresa ou de um país tem de começar pela autotransformação. A transformação não acontecerá com empregadores que querem que os 'outros' mudem, em vez de buscarem a mudança em si mesmos.  Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. " (fls76)




2 comentários:

stenberga stone art disse...

Desejando que você e todos os seus amigos um Feliz Natal e um ano novo feliz. Muito leve, calor e amor.
Roger (que pensa de amigo)

Engenholiterarte disse...

Olá, prezado amigo Roger!Agradeço as sua belas palavras e retribuo com muito carinho, desejando-lhe um 2017 com muita saúde e paz! Beijos nos corações de todos que ama! Até breve...

Related Posts Plugin for Blogger...

FaceMundo