"(...) -Como eu gosto de você?

Eu gosto de você do jeito que você se gosta".

O Mundo no Engenho... e o ENGENHO do Mundo

domingo, 15 de janeiro de 2012

Ubuntu - até que as atualizações nos separem

  captura de tela1
Feliz por ter me livrado do Unity e voltado ao antigo Gnome (Fallback), bravamente ressuscitado por meio de um recurso que pode ser habilitado na tela de login do 11.04(1), configurei e fiquei em paz. Havia deixado o sistema do meu jeito(2) - conveniente às minhas necessidades - na medida! Havia...
Como desconheço os caminhos pelos quais as coisas vão e como as atualizações continuaram vindo para o padrão Unity, suponho que por isso algum aplicativo conflitou feio e lá se foi o meu arranque. No desespero acabei piorando mais. De qualquer maneira a gente erra aquilo que não está suficientemente explicado, pois os Fóruns são ótimos como já frisei, mas nem tudo encontramos neles. Daí os desenvolvedores devem temer mais suas atualizações do que os usuários, geralmente, usados como desculpa para mudar e fechar alguns caminhos que vão se tornando "inconvenientes". 
 
E achei até que a minha paixão havia revivido...

Enfim, embora tenha reinstalado o sistema novamente, dessa vez o 10.04, ainda não consegui  encontrar o meu querido Bios e seus arquivos. Nas versões de 8.10 até essa de 10.o4 tudo atualizava e funcionava sem que fosse necessário a gente, iniciante, ficar entrando no gerenciador de pacotes a não ser para seguir o básico (instalação de programas que não são padrão e os quais gostamos, como no meu caso, o atual Kaffeine e o K3b). Coisas vastamente explicadas não só nos fóruns como em manuais  vendidos nas bancas, alguns muito bons.
Todavia, é do erro que se aprende e acabei por encontrar alguns recursos que não conhecia ou não havia dado muita importância:
a - hardinfo;
b - Yourgnome;
c - Utilitário de unidades.
O primeiro fornece dados importantes a respeito do seu hardware. Vejam maiores detalhes no site:http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/07/hardinfo-uma-excelente-ferramenta.html; o segundo é um backup das configurações do sistema(!!!) e o terceiro permite que façamos alguns testes nas unidades do PC. O último que fiz acusa erro no Hd ( que triste!). O hardinfo basta instalar via Synaptic - tirado de cena no 11.10. Não testei porque não precisei, mas o comando seria : sudo apt-get install synaptic - na tela do terminal (aplicativos - acessórios - terminal). Quanto ao Yourgnome a instalação segue.


Para guardar as configurações do sistema  - que tanto sofremos ao fazer após os bugs das atualizações e outros bugs ( os cerebrais, por exemplo...) -, descobri a muito custo um programa de backup / configurações para o GNOME. Quem já conhece - parabéns. Quem não, espero que seja útil porque não testei: precisei reconfigurar a máquina do zero antes.


Como um site copia do outro praticamente sem mudar nada, vou deixar o link daquele que li e imprimi primeiro, a fim de que se compreenda com minúcias o que o programa faz:


http://www.taringa.net/posts/linux/3013078/Backup-de-Gnome-_copia-de-seguridad-de-escritorio-Gnome_.html

A - Não precisa usar o terminal;
B - você cria um diretório / pasta: home/usuário - clicar o botão direito do mouse - "criar pasta" e nomear como quiser;
C - vá até o site indicado( no link acima) e faça download do pacote Yourgnome;
D - Extraia-o na pasta nova, aberta e nomeada para este fim (no nosso caso yourgnome2);
E - como eu e o PC estamos um na frente do outro há mais de dezoito horas, esqueci de documentar todos os passos, portanto, na captura de tela aparecerá o arquivo "gentilibackupgnome", que já é o produto, isto é, originalmente , quando o conteúdo for extraído do pacote, teremos apenas ao clicar sobre a pasta yourgnome2 os itens :

install.sh; yourgnome2.sh e Zenity...


F - clicar sobre install.sh e depois, sobre "executar terminal";
G - em seguida, sobre o yourgnome2.sh e "executar".
H - aparecerá neste ponto a interface gráfica orientando para o que você deseja fazer - se criar ou resgatar as configurações.


Eu passei para um CD usando o K3b.

Vejamos:

*Utilitário de Unidades


captura de tela2
 captura de tela3
* Yourgnome


 captura de tela4
captura de tela5

(1) sistema - administração - tela de login, para quem faz boot direto, sem login.
(2) aplicativos, locais, sistema - todos na barra superior padrão -, sendo requisitados de acordo com a necessidade, no padrão "cascata" que, a meu ver, facilita muito a localização do que se deseja e, muitas vezes, não recorda ou muda o nome por conta de uma nova versão ou substituição.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Inuyasha - um Anime incrível...

Quem tem criança em casa sabe de cor a rotina do que eles adoram: games, mangás, animes, etc. Entre uma febre e outra que  descobrem na escola ou na internet (youtube e anitube), bem longe da minha geração, meu filho encontrou um anime belíssimo, contextualizado em um período de lutas mortais e de muita magia. Alguém horrorizado, então poderá dizer - como educadora - você pode aceitar a violência? E responderei que a ambientação (principal) é de uma época extremamente violenta, a feudal, e muito marcada por lendas, mitos, enfim, pelo folclore de cada região: ocultar isto é ocultar parte da História e da Cultura não só dos japoneses, como também, de todos os povos que viveram dentro de seus contextos específicos à época. Quem tem coragem de dizer que a Europa feudal era mais pacífica? Um desenho ocidental a respeito dela também tem espadas e lutas, bandidos e mocinhos... a diferença é que os mocinhos deste mangá/anime não são perfeitos. A questão é que a violência retratada nos combates não pode ser gratuita  ( aqui, é representação fantasiosa). E é este o ponto forte da estória, pois busca-se (dentro do contexto) mostrar exatamente uma série de situações que deverão ser vencidas por meio da espiritualidade, da renúncia, do sacrifício em nome do que se poderia chamar de Amor ( fidelidade, amizade, perdão, proteção, cumplicidade entre todos). Ai vem a transformação. É preciso ter mais do que olhos para ver as lições que forçam o  raciocínio a buscar os por ques e as respostas daquilo que nos parece ser "absurdo" ou "sem-sentido". Dele é possível extrair muitas mensagens, como as provas as quais são todos submetidos e que os faz amadurecer gradativamente, fortalecendo os seus corações contaminados pela dor da inveja, da ambição, do poder, da cobiça, pela obsessão. Diante das mais variadas situações, muitas cômicas, nos transportamos e torcemos para  um ou outro personagem ...

Infelizmente, a produção do anime foi paralisada. Teria fãs pequenos e grandes, pois suas mensagens vão além das espadas e setas encantadas - fazem pensar em nossas próprias atitudes - exercício cada vez mais reduzido entre todos nós. Um tesouro que bem produzido e escrito, também daria um filme encantador.
As informações a respeito da série InuYasha podem ser obtidas no site:http://pt.wikipedia.org/wiki/InuYasha ;os episódios até o 167, no Youtube; dai para frente, no anitube, como Inuyasha-Kanketsu-Hen ( legendado). Visitem.






E o final no anitube:










MIXPOD:http://www.mixpod.com/playlist/87601114

Ainda estamos sem sistema operacional instalado. Esta postagem foi feita por meio de um Live CD. Solicitamos a compreensão de todos por não podermos contatar ou visitar no momento. Os recursos teriam que ser instalados ( como no caso do Adobe - que instalei só para preparar a trilha sonora. Ao desligar o sistema as configurações não poderão ser salvas no Cd. Deste modo, ingresso apenas de uma a duas vezes por semana no site apenas para tentar responder aos comentários.

Aos últimos amigos que nos visitaram, muito obrigada pela permanência; aos amigos do dihitt e aos demais amigos, em breve voltaremos. Nosso contato poderá demorar um pouco, mas retribuiremos todo o carinho!
Um abraço!

Fênix...

http://blogdaguiga.blogspot.com/2008/08/inuyasha-significado-dos-nomes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Youkai
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hanyou 
Related Posts with Thumbnails

Google+ Followers

FaceMundo