Fotos: Fênix, 2009 - área de trabalho.
(A foto original da Rosa é de autor desconhecido)
Quem ainda não conhece o sistema operacional Linux pode ficar surpreso com a interface gráfica e desempenho estável que apresenta. Neste blogue usamos o Ubuntu 8.10, mas já está disponível no site oficial a versão 10.9 ( mês de outubro / ano de 2009 ).
O Linux (de Linus Torvalds = nome do criador do Linux + Unix = nome do sistema operacional batizado por Brian Kernighan, pesquisador da Empresa Bell Labs) possui várias distribuições:
Red Hat - a mais famosa e a preferida das empresas de grande porte, segundo os especialistas no assunto;
Fedora - patrocinada pela Red Hat;
Mandriva;
Conectiva;
Suse;
Debian - GNU / Debian não tem vínculo com nenhuma empresa e é mantida por um conjunto de desenvolvedores;
Kurumin - distro brasileira baseada no Knoppix, que é baseado no Debian;
Kurumin NG (K)Ubuntu;
Ubuntu ( baseada no debian);
Librix - desenvolvida pela Itautec;Slackware - a distro mais antiga, criada em 1993...
A escolha depende da necessidade e, acrescento - do conhecimento de cada um -, afinal, algumas distros são muito difíceis de operar precisando o usuário de alguma experiência anterior. E é exatamente por este motivo que aos inexperientes, recomendamos o Ubuntu. Além do download gratuito, tem atualização automática para os principais aplicativos, tem fóruns e o melhor - guias vendidos principalmente em Bancas de Jornais -, que são baratos e muito úteis. Aqui, nos utilizamos para dar as informações deste texto de dois muito bons:
TEIXEIRA. Jarbas. Linux sem Segredos. Digerati books. SP. 2008.
FERREIRA. Rodrigo Amorim.Guia Prático Ubuntu ( 9.04 ). Digerati Books. SP.2009.
Isto, sem falar na Revista easy LINUX.
Alguns aplicativos disponíveis são muito fáceis de usar. Particularmente, o Xsane ( Scaner ); o Gimp (Editor de imagens); o K3b ( gravador de CD e DVD ) o Digikan ( Editor de fotos / imagens ) e o OpenOffice ( Editor de texto). Tem ainda programas para a confecção de mapas - o Viking, o JOSM; para músicos - Rosegarden ( mídia e audio ), noteEdit ( partitura ); etc. Nestes casos, é preciso saber usar... Ou ter a possibilidade aliada à vontade de explorar bastante, sem medo...
E tem que ter memória, também! Como o Synaptic ( gerenciador de pacotes ) é um Paraíso de aplicativos, a tendência é que a gente assinale muitos... A euforia de conhecê-los é grande e, às vezes, nem nos será importante, passando apenas a ocupar memória. Entretanto, da mesma forma que se abre, se fecha... É só desclicar e pronto. As primeiras semanas é mesmo uma diversão experimentar as várias opções oferecidas. E, cada vez que se visita o gerenciador encontra algo diferente que ainda não havia visto.
Sobre os jogos: são inúmeros. Alguns básicos, outros bem legais, mas pesados... voltamos ao dilema anterior... Capriche na memória e divirta-se!
Gimp: editor de imagens. Geralmente, lanço em pb.
Aparência: a partir dos temas existentes é possível criar outros e salvar.
Minhas cores - verde e lilás.
Open Office: é possível inserir imagens (Clip art) do sistema e do arquivo pessoal
NoteEdit

Rosegarden: mesa de som / edição
Viking: edição de mapas.
Editor de Mapas
Arte Gimp: